• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Kutna Hora - uma misteriosa e intrigante cidade tcheca

25 comments
















Localizada na região da Boêmia, há apenas 65 km à oeste da capital Praga, Kutna Hora foi reduto favorito de diversos reis tchecos para longas temporadas, como Wenceslau IV, que fez dali a sede de seu governo durante o século XV. Em 1995 foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco por seu complexo arquitetônico de beleza singular, construído nos estilos gótico e barroco.

Kutna Hora é famosa por abrigar o maior ossuário da Europa, mas bem antes disso, em meados do século XIII, ficou conhecida pela vasta mineração de prata, o que a fez competir econômica, cultural e politicamente com Praga. Foi responsável por produzir 1/3 de toda a prata européia e abrigou a maior sede da “Prague Groshen”, um dos estabelecimentos monetários de maior expressividade da Europa. A antiga Casa da Moeda e o Museu de Mineração retratam bem o esplendor que a cidade vivenciou durante a exploração deste metal.

Um dos pontos altos do passeio à Kutna Hora é o ossuário da Capela de Todos os Santos, no bairro de Sedlec, onde foram utilizados mais de 40 mil ossos humanos na decoração interna da capela. Construída em estilo barroco em fins do século XIV, foi decorada com ossos um século mais tarde, por um monge parcialmente cego que projetou o altar, castiçais, candelabros, lustres, brasões e elementos decorativos diversos, criando um aspecto pitoresco no interior da capela.

Outra visita imperdível é à Catedral de Santa Bárbara, que começou a ser construída em 1388 por Peter Parlers e só foi finalizada mais de 500 anos depois, em 1905. Este meio milênio de construção lhe conferiu um estilo gótico único, iniciado durante os tempos áureos da mineração e finalizado quando a cidade já não tinha mais a expressividade de outrora. Com a chegada dos jesuítas em meados do século XVII, o interior da catedral foi remodelado ao estilo barroco, mas ainda assim, a maior parte de seu gótico fora mantido.

A riqueza de detalhes da Catedral impressiona: são vitrais gigantescos, um órgão de mais de 25 metros de altura e um altar ricamente decorado. Curioso é que no teto, não existe qualquer afresco que remete à Deus e aos diversos santos, como acontece nas igrejas católicas. Os afrescos ali são brasões da realeza, salpicados em meio às nervuras das abóbadas, que demonstra a força da nobreza no território tcheco.

Ao lado da catedral, está a “Ponte Carlos” de Kutna Hora, que foi construída em alusão à de Praga. Bem mais modesta que a original, mas não menos bonita, ela nos conduz ao centro histórico da cidade, com suas belas ruas medievais. Em meio à elas ainda está a fonte de água mais antiga da cidade, com sua imponente construção gótica do século XIII.

Para completar o dia, nada como degustar a legítima gastronomia tcheca em um dos restaurantes da praça central, acompanhada, claro, da tradicional cerveja, sempre servida em taças individuais de 700 ml! Haja sede!

25 comentários:

Anônimo disse...

Quanto Osso! Cruzecredo!!!
Mas é incrível como isso deixa o lugar mais intrigante ainda ein??
Que idéia maluca essa de decorar com ossinhos... e pior de gente!!

Abraços

Camila Navarro disse...

Concordo com a Carol! ;) Em Lima visitamos umas catacumbas e lá haviam ossos por todo lado também! E tudo alinhadinho, separadao por tipo...

Você realmente explorou bem o país, Fê! Você ficou hospedada apenas em Praga ou a República Tcheca não é tão pequena assim?

Beijos!

Mari Campos disse...

Que lindo, Fê! Essa eu não conhecia, mas já tive que anotar na minha listinha ;)
Mas me conta dessa sua epopéia européia, vai! beijão

Fê Costta disse...

Oi Camila!!! Pois é, adoro estas coisas diferentes! Achei o ossuário mesmo lindo!!

A base foi em Praga mesmo, dali, fiz as outras cidades durante o dia e voltava para a capital. A mais distante delas, Cesky Krumlov, estava há uns 200 kms de Praga, quase na divisa com a Hungria. Para nós brasileiros, que estamos acostumados com um país enorme, estas distâncias são "tranquilinhas"! rsrs Eu que estou em Belo Horizonte, MG, para pegar uma praia, tenho que andar 600 km!!! rsr

Bjs pra vc!

Fê Costta disse...

Oi Mari!!

"epopéia" é ótimo!! rsr

Bem, tão logo eu tenha definido novos roteiros e datas, eu te conto! rs

beijos!

Blog da Mary disse...

Oi Fê, fiquei impressionada com os ossinhos...(*risos)
Esse lugar é realmente encantador.
Bjkas e bom fim de semana

São disse...

Fico a conhecer melhor a República Checa e isso é muito agradável, sabe?
Só não acho piada ao revestimento de paredes com ossos humanos, que em portugal também foi utilizado.
Feliz domingo.

Lc disse...

Tirando as caveiras, lol, o resto é fantástico, bonitas fotos.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Fê estou devorando sua viagem a República Checa porque vou para lá em outubro. Queria uma dica... Separei dois dias para Cesky Krumlov, acha que seria melhor colocar um para lá e outro para Cesky Budejovice...? Fiquei na dúvida depois que li seu post. Gosto de ir a locais que não são os mais procurados pelos turistas.

Beijocas

P.s.: Não resisto. Não canso de dizer: as fotos estão LINDAS!

Fê Costta disse...

Oi querida!!

Que bom que está gostando da viagem!! Você vai gostar ainda mais quando estiver ao vivo!

Bem, eu passei apenas um dia em Cesky Krumlov... Saí de Praga pela manhã, passei corridamente em Cesky Budejovice e depois fui para Krumlov, retornando à Praga no fim da tarde.

Cesky Krumlov é pequena, mas sou à favor de quanto mais tempo tiver para desfrutar uma cidade, melhor é, logo acho legal que vc passe dois dias lá. Você pode tirar uma manhã ou uma tarde destes dois dias e ir até Budejovice, que está há apenas 15 kms, mas lá é bem mais modesto e não tem esta "aura" linda que Krumlov tem. Portanto, acho que Budejovice não merece um dia inteiro. Ao meu ver, acho mais válido passar mais tempo em Krumlov.

Quando é que vc vai? Vai pegar frio lá, héin?! Eu fui em pleno verão, no auge e peguei dias com 30 graus e dias com 15 graus... Esse tempo louco europeu, que cada dia está de um jeito...

Qualquer outra dúvida, me fala! Ah, vc tem que ir até Karlovy Vary! Será meu próximo post e é uma cidade fofíssima! Parece cenário de novela!

Bjs pra vc! ;))

Mile disse...

Muito lindo tudo, eu deveria ter ido a esses lugares quando estive lá. Mas já mostrei as fotos pro maridao e ele adorou.
Bjoks

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Fe!!! Você acha que um tour de um dia saindo de Praga é suficiente para Cesky Krumlov e Cesky Budejovice???

Na verdade eu viajo em setembro e fico até outubro. Vou fazer quase uma volta ao mundo rs! Depois conto minha aventura! Amo viajar, mas desta vez exagerei...

Nossa! Pegou 30 e 15 graus? Ano passado quando estava na Turquia foi um trem meio doido assim. Quase desamaiamos de frio na Capadócia. Colocamos cada peça de roupa da mala e mesmo assim estava impossível. Dois dias depois? Blusa de alça! Vai entender. Mas valeu a dica!

Por qual empresa você foi para Cesky Krumlov e Cesky Budejovice?

Beijocasssss

Fê Costta disse...

Oi querida!!

Eu fiz isso! Fiz Cesky Krumlov e Budojevice à partir de Praga. É um passeio corrido, sem dúvida. Em Krumlov, gostaria de ter ficado mais tempo, o problema é que ele era escasso... rsrsr Se vc tem tempo de sobra, passa uma noite lá para vc curtir mais. Mas se não tem, faz esse passeio (claro que se vc nao tiver ódio de excursões! rsrs)

A empresa que fui foi esta: http://www.besttour.cz
Como fui em um famtour, com um grupo específico de agentes de viagens, jornalistas, etc, fizemos as duas cidades, mas não sei te dizer se costumeiramente já fazem assim. Não custa verificar por e-mail.

Qualquer dúvida vc diz!!

Beijocas! :)

Tatah Marley's Confissões disse...

Oooo muié!
Adorei teu blog..
Passei um tempão pensando em fazer turismo sabe, na faculdade. Estava entre turismo, psicologia e jornalismo.. mais queria algo que me fizesse por em pratica o ingles, e que me ajudasse a rodar o mundo. Dae desisti de psicologia, e fiquei entre jornalismo e turismo..
Mais tenho medo de nessa ultima area o campo nao ser muito abrangente sabe?
Jornalismo tambem nao é, mais será que tem mais possibilidades?
Me fala como é um pouco do curso pra ver se consigo esclarecer melhor minha cabeeça!
beeeijo
posso te linkar?

Fê Costta disse...

Olá Tatah!

Obrigada pela visita, volte sempre!

Bem, quanto ao curso de Turismo, acho que o mercado está um pouco saturado, com uma oferta gigante e uma demanda cada vez menor. Isso porque há alguns anos foi tido como o curso do "futuro", mas até hoje, esse futuro não chegou, salvo em algumas poucas regiões do Brasil. Digo isso porque são poucos os lugares no nosso país que realmente trabalham o turismo com profissionalismo, logo, são poucos os que valorizam o profissional do turismo.

Desta maneira, a oferta para quem deseja trabalhar com planejamento turístico, como é o meu caso, é mínima! Quem deseja trabalhar na área operacional, consegue empregar-se facilmente, mas o salário, não é grandes coisas.

Assim amiga, se você não estiver interessada em trabalhar em aeroporto, cia aérea, agência de viagens, hotelaria ou eventos, esqueça! Melhor você fazer um curso mais abrangente, que possa valer alguma coisa em programas de trainees de grandes empresas e concursos públicos, coisa que o Turismo, não representa nada!

Desculpe se te joguei um "balde de água fria", mas é que quando jovens, temos um idealismo que quase nunca corresponde a verdadeira face do mercado.

Agora, se você quiser se dedicar ao turismo em outro país, principalmente na Europa, você estará muito bem encaminhada. Lá os profissionais da área são mais respeitados e consequentemente, ganham mais. Você trabalha motivada, dá o melhor de si e se prepara para quando o Turismo enfim desabrochar de forma profissional no Brasil...

Eu fiz também Administração, o que me deu um leque maior de oportunidades. Agora quero fazer uma pós em Marketing e me dedicar ao que realmente gosto.

Bem, é isso! Qualquer dúvida você me fala!

Beijo grande! :)

Borboleta disse...

Esta seleção de fotos e as suas explicações formam um conjunto sedutor e convidativo. Que blog bonito é o seu! Quanta coisa boa junta!
Beijos carinhosos do Thiago

Cheers! Fla disse...

Oi Fe Costta,

Prazer meu nome eh Flavia e acabei parando aqui por causa do blog da Flavia. Seu blog eh lindo, fotos lindas e os posts excelentes. Parabens!

Abracos, Flavia (outra)

Tatah Marley's Confissões disse...

Ahh, muito obrigada pelos esclarecimentos! :]
Mais tipo, essa área que voce trabalha que dá dinheiro, é especificamente qual ?
Porque eu quero um curso,que abra portas pra eu sair do Brasil (sim, eu DETESTO) este país..) e como eu teria que fazer pra exercer essa profissão em outro país?! E o problema é que o mercado de turismo aqui em BSB parece mais escasso do que em outras regioes né..
E sim, vou linkar!
Adorei aqui, amo ver fotos de outros lugares que não esse buraco de BSB.

Fê Costta disse...

Tatah, não diga isso menina! Já dizia o Collor: o Brasil é bom demais!! rsrs

Bem, se você deseja viver no exterior, acho que o primeiro passo é você passar uma temporada fora e dedicar-se à alguma língua estrangeira. Se é o inglês que te interessa, Canadá, África do Sul, Austrália e Escócia tem programas bem interessante com um custo muito bom. Agora, se quiser o espanhol, sugiro a Espanha mesmo, pois na América do Sul, você teria muitas lembranças do Brasil e se é disso que vc está fugindo, não convém nem tentar! Ainda tem como opção Itália e França...

Porque você não faz um programa destes que vendem em agências de intercâmbio de estudo + trabalho? Seria uma boa para você ter uma visão de como a vida é lá fora...

Sou empresária no ramo gastronômico e com isso, me dedico ao turismo profissionalmente somente no que tange à este blog. Trabalhei por 10 anos na área, em quase todas as vertentes do turismo, o que me deu uma visão mais ampla do setor.

Entra no site da Belta (www.belta.com.br) e depois me conta se achou algo interessante para começar a iluminar seu caminho! ;)

Bjs!

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

vou ver seu blog com calma, pq amo viagens (dos outros, pq aqui ta dificil... kkk) mas hj vim te convidar pro meu bazar, tem coisas lindas :) botei uma louis vuitton hj!

bjs

Anônimo disse...

Oi Fê!

Então a República Tcheca não é só Praga! Bom saber, quero muito conhecer.

Você passa tanta tranquilidade na hora de escrever e no estilo das fotos que viajo junto! Muito bom!

E brigada pela contribuição no quesito test drive! :)

Beijos!
Xu

Unknown disse...

Fê,
Adorei suas fotos da República Tcheca.
Tb gosto da idéia de passar mais dias para conhecer bem o lugar.
Assim, estou pensando em fazer uma viagem apenas para a República Tcheca.
Quantos dias vc acha que seria o ideal para conhecer bem Praga e as outras cidades que vc mencionou com calma?
Estava pensando em 12 dias. Vc acha que daria tempo para tudo? Acho que é tudo bem pertinho, até pq o país é bem pequeno, bem diferente do Brasil, com esse tamanho continental!
Abraços e, desde já, obrigada!
Cinthia Rangel.

Fê Costta disse...

Olá Ci!!

A República Tcheca é mesmo incrível e certamente que vale conhecê-la melhor e não ficar apenas em Praga. Ao todo eu fiquei 9 dias (4 em Praga, 1 em Cesky Krumlov & Budejovice, 1 em Karlovy Vary e 1 em Kutna Hora). Mas se eu tivesse ficado mais tempo, teria ainda outras coisas para fazer, como ir às cidades de Olomuc e Terezin. Também tem um castelo lá perto de Praga, que esquecí o nome e muitas pessoas vão lá conhecer.

Bem, com estas outras sugestão já deram 12 dias de estada e parece ser o suficiente.

Praga é uma cidade relativamente barata quando comparada às demais européias. Um hotel três estrelas localizado próximo ao centro histórico custa em torno de 35 euros a diária. Vc pode fazer Praga de base e conhecer as outras cidades em passeios de um dia ou meio-dia. Se quiser pernoitar em outra cidade também, as minhas dicas seriam Cesky Krumlov e Karlovy Vary, mas no máximo 1 noite para cada uma.

Depois me conta da viagem!! E vá preparada para tirar no mínimo umas 1000 fotos, porque o lugar é maravilhoso!!!

Grande beijo e boa viagem!! :)

Unknown disse...

Suas fotos estão magnificas e adorei o post. Estou indo para a rep tcheca dentro de 9 dias e já nem durmo de ansiedade. continue

Fê Costta disse...

Olá Luffi!

Vc vai amar a República Tcheca!! Se já não está dormindo agora, depois dormirá muito menos! Aquilo fica na sua cabeça para sempre!... rs

Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...