• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Gizé

36 comments
"O homem teme o tempo e o tempo teme as pirâmides"- provérbio antigo


Há 5 mil anos as pirâmides de Gizé reinam sob as areias do deserto, distante 20 kms do Cairo. As únicas remanescentes das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda hoje hipnotizam qualquer um que ali chega e imediatamente nossa cabeça se enche de questões: Como aquilo pode ter permanecido de pé durante todo este tempo, após inúmeros terremotos e vasta ação intempérica? Pior, como pode ter sido construída numa época  sem muitos recursos e tecnologia? E a mais intrigante de todas: como conseguiram calcular perfeitamente e subir um "monstro" matematicamente pefeito como aquele???



Sim, o Vale de Gizé intriga, emociona e hipnotiza! Pode-se gastar horas ali desbravando e analisando cada canto! Eu gastei 5 horas e de uma maneira geral fui rápida. Já os estudiosos ficam ali no míninimo uma semana! 

Bem, o Vale de Gizé é na verdade uma necrópolis. Fora criado em 2700 a.C. para ser o túmulo dos faraós e o elo que os transportava junto ao mundo dos deuses. O Vale é composto pelas 3 grandes pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos, outras pirâmides menores que serviam para suas respectivas esposas, a bela esfinge e diversas mastabas (túmulos mais primitivos, de onde se originou a pirâmide). No Vale ainda existe alguns outros pontos interessantes, dentre eles a enorme barca sagrada, encontrada por acaso após um trabalho de escavação e responsável por "levar o faraó a outra vida".



A Pirâmide de Quéops é a mais alta, apesar de não parecer, já que seu topo não está conservado como a de Quéfren. É a construção mais pesada já construída pelo homem, com 2,3 milhões de blocos de rocha pesando em média 2,5 toneladas cada! O número é tão grande que não aparece na calculadora!! Sua construção levou 20 anos e utilizou 100 mil homens e durante 4 mil anos foi a construção mais alta do mundo, sendo ultrapassada  apenas no século XV por algumas catedrais européias.




As pirâmides possuem corredores internos que levam até a câmara mortuária. A visita pode ser feita pagando-se uma taxa extra e aguardando pacientemente numa imensa fila. Prepare as costas, pois alguns corredores são baixos e é preciso andar encurvado... Sorte de quem é baixinho!

A Esfinge de Gizé é a gardiã da pirâmide de Queóps, com corpo de leão e cabeça de faraó. É a maior escultura já feita pelo homem em um único bloco de pedra e durante muitos anos esteve soterrada até o pescoço. Existem inúmeras lendas sobre a queda do seu nariz, dentre elas, a de que foi arrancada por Napoleão Bonaparte. Será?



Apesar de interessante, o complexo de Gizé é cansativo (imagina um morro no meio do deserto, largas distâncias e debaixo daquele sol onipresente!). Explorar tudo que tem ali num único dia é praticamente impossível! O ideal é dedicar as primeiras horas à Esfinge e Pirâmides e depois, continuar a ver o que o corpo aguenta. Se for no verão, só mesmo se tiver espírito de Indiana Jones, caso contrário, desista! Se preferir, pode ir no lombo de um camelo e conseguir chegar a lugares mais distantes, que oferecem o ângulo perfeito para clicar as 3 pirâmides juntas (quase impossível em outros ângulos!). O importante é levar muita água, filtro solar, um cartão de memória gigantesco e bateria de sobra, para clicar no  mínimo mil fotos naquele que é um dos lugares mais interessantes do globo terrestre!



Dicas: Há inúmeras agências que vendem o passeio para lá, tanto de dia inteiro como de meio dia combinado com Sakkara, outra região de pirâmides, mais antigas que as de Gizé. O preço varia conforme a sua nacionalidade, sim este é o egiptian way of business! rsrs Lembre-se sempre de pechinchar, pois os preços sempre são mais caros em primeira instância! Combinei com um táxi e paguei 150 libras egípcias, bem mais barato do que o hotel, que cobrava 100 libras por pessoa! Ir com excursão muito grande fica ainda mais cansativo, mas em compensação, tem-se um guia à tiracolo! Enquanto estiver no vale, recuse os convites para subir em camelos "apenas para tirar fotos". Você não vai conseguir descer antes de dar 20 dólares para o marmanjo que te "convidou" e gastar meia hora em negociação! Evite os lugares mais afastados (principalmente se for mulher desacompanhada) e cuidado com a malícia dos egípcios... A ordem é desconfiar primeiro e só depois relaxar! rs


36 comentários:

Carol Wieser disse...

Esplêndido!!!

É de tirar o fôlego mesmo. Deve ser uma emoção ver todas essa pirâmides misteriosas gigantescas na tua frente. Eu adoraria o passeio, bem no estilo Indiana Jones mesmo.

Fê, você chegou a entrar nelas? Não deve ser permitido tirar fotos né?

Alias, a primeira foto do post está 10!!!

Beijos

Fê Costta disse...

Oi Carol!!!

Infelizmente não entrei nas pirâmides!! No dia eu estava muito mal de uma sinusite crônica, que há 10 dias me atacava e eu não conseguia algo para me melhorar em pleno deserto! Tudo doía e a vontade era de ficar só quietinha num quarto escuro! Imagina o que foi passar o dia inteiro lá neste solão e calorão incrível?! Quase morrí! hahah Ao menos, morreria realizada! Então fiz o passeio bem light mesmo... Uma pena! :( Mas já tenho motivos suficientes para voltar, não é verdade?!! :D

Para vc que adora um mergulho, no Egito tem Hurgharda e Sharm El Sheik, paraísos submersos do Mar Vermelho. É uma boa combiná-los com o Cairo! ;)

Bjo grande!

Super beijo!

Regina Rozenbaum disse...

Fê moça linda de viverrrr, amada!
É tudo tão grandioso, né? Você se sentiu uma formiguinha diante de tudo? Penso que é assim que vou me sentir...ínfima. Que fotos!!! Você dando aquele beijinho então, bacanérrima. Não some nãoooo, viu?
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogsppot.com

Fê Costta disse...

Oi Rê!!

Menina, fiquei quase 10 dias sem internet!!! Ninguém merece, né? Por isso que a programação atrasou e eu, sumí! rs

Mas tô de "vorta"!

Bjos!! ;)

Teté disse...

belas fotos! quando estive aí entendi perfeitamente o sentido da palavra faraonico ;)

Margarida disse...



O post está fantástico,as pirâmides são incríveis e vc ficou linda na primeira foto!!Se tivesse vivido naquela época com certeza era uma princesa egipcia...

Beijo

Fê Costta disse...

Oi Tetê!

Tem razão, faraônico mesmo!! ;)

Bjs

Fê Costta disse...

Ei Margarida!!

hahaha Fernanda Cleópatra!

Bjos!!!

Alessandro A. disse...

Fê, o post está fantástico e as fotos muito bonitas! Eu morro de vontade de conhecer o Egito e tenho certeza que você viveu um momento mágico nesse vale, assim como acontece quando entramos no Coliseu ou no Parthenon.
Estarei acompanhando e guardando os seus posts.

Beijos!

Camila Navarro disse...

Fê, agora sim você chegou na parte de que mais gosto! Como sempre, suas fotos estão espetaculares! E agora seu blog já trata dos meus dois destinos dos sonhos: Rússia e Egito! :-)

Menina, então você também sofre com a sinusite? Eu estou com uma incurável desde o início do mês e segunda vou viajar... Mas eu tenho mais é tosse. Espero que não me atrapalhe!

Beijos!

VagaMundos disse...

Concordamos. É de facto um lugar hipnotizante. Gostamos muito da crónica.
Bjs

Fê Costta disse...

Olá Alessandro!

A emoção que a gente sente é mesmo algo indescritível!! Ainda não fui à Itália, mas tenho certeza que o Coliseu também vai mexer muito comigo! :)

bjs

Fê Costta disse...

Camila!!

Posso te garantir que seus sonhos nao vão te decepcionar! Rússia e Egito encanta qualquer um! São lugares antagônicos e simplesmente espetaculares! :)

Sinusite é fogo, né? Essa aí eu peguei no Nepal e lutei contra ela por mais de 10 dias... Depois que cheguei no Egito ela piorou, pois o sol era muito forte (e eu tinha que caminhar quase o tempo todo debaixo dele, para percorrer os templos), muito carlor, poeira e ar condicionado fortíssimo do navio! Para piorar, não havia uma farmácia sequer ao longo do Nilo...

No último dia da viagem, que foi das pirâmides, eu tava mais morta do que viva, com sinusite, gripe, otite e faringite! Enfim, problema de "junta"... junta tudo e joga fora! hahah

E o Chile, tá animadíssima? Ainda vai estar gelado lá, né? Cuidado para sua sinusite não piorar... mantenha a garganta sempre quentinha com um cachecol, já ajuda bastante!

Bjos

Tiago disse...

Que lindo Fê! Que emocionante! Totalmente intrigante...
Está linda nessa primeira foto também!

Beijo!

Viagens Lacoste disse...

Fantástico report sobre as Pirâmides.
Parabéns!

Fê Costta disse...

Garotos, obrigada! :)

Arthur disse...

Oi Fê, realmente lindo (inclusive o provérbio). E pensar que quando foram construídas, tinham um acabamento de pedra calcária que acabou sendo roubado e depredado com o tempo, para servir de material para outras construções dos inúmeros invasores do Egito...
Quanto a Napoleão, dizem que alguns soldados praticaram tiro ao alvo de canhão na Esfinge e que o tampinha puniu-os severamente ao saber do sacrilégio...

Abraços!

VagaMundos disse...

É de acto um dos locais mais mágicos do planeta. Boa reportagem!
Bjs

Fê Costta disse...

Arthur!

Você sempre enriquecendo ainda mais este blog! Obrigada!! :)

Ora, devemos então agradecer Napoleão! Talvez se não fosse pela sua contrariedade, a esfinge já teria virado pó há muito tempo...
Salve, salve! ;)

Grande abraço e obrigada mais uma vez! :)

Fê Costta disse...

Sim Vagamundos, muuuuuito mágico! ;)

bjs!

Mile disse...

Estamos em negociaçao pra ver se vamos ao Egito em dezembro, que na verdade nao tenho nem idéia se é uma boa época para ir, mas vou pesquisar. A cada post teu aumenta a minha curiosidade de conhecer esta maravilha.
E sobre as pimâmides, menina, em foto elas realmente nao parecem ser tao altas. E a pergunta que eu sempre faço é: como puderam construir isso? Como? Jamais teremos respostas, penso eu.
Hurgharda, meu marido sempre fala de fazer mergulho lá, é verdade que dizem que é um dos melhores lugares para mergulhar no mundo.
Bjoks

Fê Costta disse...

Mille!

Menina, qto tempo a gente nao se fala! Tenho tentado entrar no seu blog, mas não tenho conseguido! :( Tem dado como "proibido"... coisas de Dubai... rs

Nossa, fica firme nesta idéia de ir no Egito em dezembro!! A época é ótima e o lugar, realmente imperdível!! Já que o seu marido gosta de mergulho, combina de fazer tb Hurgharda!! Ví umas fotos de lá e é realmente um sonho!! Sharm el Sheik é mais badalação, mas legal também, sem dúvida! ;)

Bjo grande!

Barcelona Expedition disse...

Mas entao Fe, quem é o/a fotográfo?? A primeira foto é para quadro....

Um abraço desde "Dubai"
Felipe

Dri - EveryWhere disse...

Quero copiar todas as suas fotos!!!
Lindas! E jah estou babando em todos os posts!
Daqui a exatamente 1 mes estou lah!

Fê Costta disse...

Oi Felipe!!

A primeira foto foi meu irmão quem tirou... Ele teve que fazer uma super ginástica até que conseguisse o ângulo ideal!

Abs!

Fê Costta disse...

Oi Dri!!

Tem outros tantos ângulos legais para tirar fotos lá! Vc pode dar um selinho na esfinge(qdo estiver subindo o morro para as pirâmides é o ângulo perfeito para isso); pode ficar "encostada" na pirâmide; pode segurá-la com a pontinha dos dedos... anyway, o que não falta é ângulo, só depende da criatividade e irreverência de cada um. rsrs

Que delícia, contagem regressiva para a viagem, hein? Vc vai estar no Egito na mesma época em que estarei no Líbano!

Bjos!

Raul Frare disse...

parabens pelo blog, beijos Raul (pra la de bagdad)

Ellen disse...

Fê, que fantástico... que lugar mágico com essas misteriosas pirâmides. Deve ser de arrepiar estar diante desse cenário !!
As fotos estão incríveis, belíssimo post !!! Estamos aqui babando !!!
Grande Bj
Ellen & Antonio

Fê Costta disse...

Oi Raul!!

Obrigada, também adorei o seu blog!

Abs

Fê Costta disse...

Ellen e Antonio, é de arrepiar mesmo! ;)

Obrigada!

Bjo grande para o super casal viajante!

Claudia Liechavicius disse...

Que maravilha!!!!
Essas fotos incríveis. Pena que o povo seja tão cansativo de aturar.
Bjs
Claudia

Roadrunner disse...

Tal como aquela velha máxima muçulmana que diz que um bom muçulmano tem que fazer pelo menos uma peregrinação a Meca durante a vida, um bom viajante tem que visitar pelo menos uma vez as pirâmides, o que prova que eu sou um fraquinho viajante...

Saudações do Roadrunner!

Fê Costta disse...

Ei Cláudia!

Pois é, eles são um pouquinho difíceis mesmo!... rs

Bjs

Fê Costta disse...

Hi Road!!

É um ditado interessante! Por outro lado, confesso que após conhecer o Egito os demais monumentos no mundo acabaram por perder um pouco da sua grandeza...

Que graça hei de achar agora quando visitar qualquer outra ruína ou templo antigo?!

É uma faca de dois gumes... rsrs

Abs

Anônimo disse...

found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later

Patty e Vini disse...

Aiii, muito legal! Não tinha visto este seu post ainda! Fiz um post sobre as Pirâmides tb! Da uma olhadinha! Beijoos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...