• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Índia - Ainda bem que eu fui!

49 comments

Jamais imaginava que fosse declarar isso, mas de fato a Índia conseguiu me surpreender! Se a causa foi a baixa expectativa que eu tinha antes de ir ou realmente porque o país é de um exotismo belo, não sei dizer. Só sei que valeu cada minuto e cada centavo investido. As escassas 48 horas que passei ali obviamente que não foram suficientes, mas talvez este tenha sido um dos temperos ideais para uma visita à Índia: é melhor ficar tempo de menos que demais. E assim, conseguí conhecer num ritmo agradável, mas sem dormir (pra quê?!), Jaipur, Agra e Fatehpur Sikri.
 
O Taj Mahal é de uma beleza indiscutível! Sua harmoniosa construção e sublime história deixa qualquer um encantado, melhor dizer, apaixonado. Os palácios do Rajastão e de Uttar Pradesh, os estados mais turísticos do país, são espetaculares e não há como não se interessar pela curiosa vida dos marajás daquela época.


Numa comparação inevitável com o vizinho Nepal, a Índia sai na frente. Tanto em qualidade (e quantidade) da oferta turística, quanto em infra-estrutura.Se tiver que escolher um dos dois, sem dúvida que seja a terra de Gandhi.

País de todas as cores, à propósito, as mais fascinantes e marcantes, a Índia enche os olhos de qualquer fotógrafo. Para onde quer que se olhe, tem algo interessante para clicar.


A população é um mix de hindus, muçulmanos, católicos e outras religiões variadas. Com o sistema de castas ainda presente, mesmo tendo sido abolido há 50 anos, as pessoas se dividem em grupos. Mas o interessante é que, independente de qual esteja inserido, o povo é homogênea no que tange a alegria e ao modo de vida simples. Pujança e arrogância também existem, claro, mas isso fica mais evidente em Délhi e Mumbai.

Dizer que o país é formado só de coisas belas é heresia. Pelo contrário, há tantas coisas ruins que muitas vezes fica difícil captar o que é belo, sobretudo em áreas não-turísticas. Há muita sujeira pelas ruas, completa falta de higiene, pobreza...  Os slumdogs (desabrigados miseráveis) estão aos montes espalhados pelo chão e batalham cada espaço em meio as vacas. Há pessoas que defecam diante de outras como bichos, sem qualquer sinal de civilização. As comidas de rua (dá para chamar de comida?!) ficam sob o sol de 40 e tantos graus, em panelas que jamais foram limpas e rodeadas de insetos....  Enfim, que a Índia é um mundo à parte no que tange à estes aspectos, todo mundo sabe. A intenção aqui não é enfatizar o lado bárbaro, mas sim, mostrar o que ela tem de belo. E como é belo... Confira nos próximos posts!

Veja todos os posts com dicas de viagem para a Índia:
Índia, ainda bem que eu fui!
Taj Mahal - uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Agra Fort - a prisão do imperador Shah Jahan
Fatehpur Sikri - a cidade fantasma
Jaipur - a cidade rosa
Jaipur - os palácios dos marajás
Jaipur - o observatório Jantar Mantar
Amber e seus fortes
Índia, devo ou não ir?

Aproveite para inserir no roteiro para a Índia algum país da vizinhança:
Nepal: Katmandu, Himalaias, Monte Everest e muito mais!
Sri Lanka: Surpreendente! Belas praias, história e ótima aventura!
Maldivas: o verdadeiro paraíso na Terra, as praias mais belas do mundo!

Veja também outros países da Ásia.

49 comentários:

Margarida disse...



Adorei as fotos!Vc ficou linda em todas elas!!!

Beijos

Fê Costta disse...

Ei Margarida!!

Obrigada! ;) E aí, vc animou ir conhecer?

Bjs!

Unknown disse...

Fê!!

Seu blog é um espetáculo!! Adorei as fotos da Índia, realmente mostra a parte bonita do país! Lí seu post anterior e me enxerguei ali, com todos aqueles receitos do que pudesse ser uma viagem a Índia. Com este novo post, vc já começou a desmistificar o mistério! Estou adorando e ansiosa para ver mais à fundo o Taj Mahal!

Mile disse...

Ainda bem mesmo Fê, pelo teu relato parece que vc realmente ficou fascinada.
Menina esse sistema de castas é um horror e sinceramente é algo que eu acredito que sempre existirá. infelizmente.
E aí, qual será a next trip?

Fê Costta disse...

Oi Flávia!

Que bom, tenho certeza que você vai adorar o Taj Mahal! Aliás, não tem como não gostar... :)

Bjks

Tânia Barreira disse...

Um dos países que me despertar mais curiosidade conhecer é sem dúvida alguma a Índia..

Adorei o post!

Muitos parabéns Fê, e ainda bem que foi!

Fê Costta disse...

Olá Tânia! De fato a Índia desperta uma curiosidade enorme, mas é preciso um impulso aventureiro para poder chegar até lá! rs :) Adorei mesmo ter ido!

Mile disse...

Ué, onde foi parar o comentário que fiz?

Ellen disse...

Fê, lindas fotos sempre !! Muito bom ver a Índia pelos seus olhos! Um dia nos animaremos !!
Bjs

Fê Costta disse...

Ei Mile!

Seria outro que não este aqui de cima?

Bjks

Fê Costta disse...

VA,

Para vcs que já rodaram o mundo, a Índia precisa fazer parte da coleção de países visitados. Vão adorar, sem dúvida!

Bjks

Brenda Tavares disse...

Ainda bem que vc foi! Ainda bem para nós tb que podemos nos deliciar com fotos lindas e suas preciosas dicas!

Orlani Júnior disse...

Já fiquei de cara só com os primeiros relatos.

SRN

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens disse...

Espetáculo, perfeitamente adequado ao momento que eu e Emília estamos vivendo, a preparação intensa e long apara nossa viagem à Índia em novembro próximo.

Estamos tão encantados e taõ investidos por Índia que vou fazer uma apaixonada, vibrante declaração de amor ao nosso "encontro" com a Índia, ainda que com uma Índia imaginária, que não conhecemos.

Fico feliz que vc tenha-se surpreendido favoravelmente e gostaria de trocar mais informações.

Felicidades e parabéns!

Matheus Vieira disse...

Que bom que você gostou!
A primeira foto, de você apoiada no Taj Mahal ficou ótimo, tentei fazer parecido na torre Eiffel, mas sem suceso, rsrs.
Abraços,

Fê Costta disse...

Oi Brenda!!
Pois é, ainda bem que eu fui e vou poder encorajar mais gente à ir! :) É um dos lugares que vc gostaria de ir, né? Vai fundo!! :)

E o Egito, já voltou? Dá notícias!

Bjks

Fê Costta disse...

Olá Orlani!!

Vc vai ficar de cara mesmo é no próximo post, sobre o Taj Mahal... coisa de louco! rs

Fê Costta disse...

Olá Arnaldo!!

Quanta honra sua visitnha pelas bandas de cá! :)

Se não estou enganada, ví certa vez você dizer que não tinha interesse em conhecer a Índia, devido a todos os problemas que já sabemos, é isso mesmo? Eu também já fui desta opinião, mas acabei me encorajando a ir, ainda bem! :)

Bem, já posso imaginar a Índia através das suas lentes... cada foto inesquecível!!

Novembro é uma época excelente para visitar a terra de Ghandi, vcs vão adorar! Fique à vontade para trocar informações, vai ser um prazer ajudá-los nesta encantadora viagem, aliás, apaixonante! Sim, a Índia é terra dos apaixonadtos, que renovam seus votos de amor diante do Taj Mahal! :)

Saudações,

Fê Costta disse...

Oi Matheus!

Esta do Taj Mahal é clássica! Ou se pendura ele na ponta dos dedos, ou segura ele com a palma da mão. A segunda opção ficou péssima, ainda bem que tive a sorte da primeira salvar! :)

Brenda Tavares disse...

Fê acabei de chegar, e só agora to organizando os posts. Tanta coisa para lembrar e escrever...
Vou esperar o seu post pra conferir as gêmeas de Capri.
Bom prosseguimento de viagem!

Camila disse...

Ainda bem mesmo que você foi! Acho que a Índia é um país que gera um certo receio em todos, mas imagino que quem passa por cima de alguns preconceitos com certeza consegue se encantar. Ultimamente você em conhecido culturas bem diferentes da nossa!

Beijos!

Fê Costta disse...

Oi Brenda, que legal!
Espero que viagem tenha sido ótima! Estou ansiosa pelos posts!

Bjs

Fê Costta disse...

Oi Camila!

É verdade, ultimamente tenho rodado por lugares ainda menos convencionais... Daqui há pouco volto o mundo civilizado de novo! rs

bjks

Dri Miller disse...

Fe!! Precisamos bater um papo serio! :-)
Tanto a India quanto o Nepal estao no topo da minha lista, e estou comecando a planejar uma viagem pra janeiro (quero evitar ao maximo o calor!), mas o foco principal vai ser o Nepal - mas jah que vamos praquelas bandas PRECISO incluir a India! mas meu marido tem a mesma opiniao sobre a India que voce, e acha que nao vale a pena, a nao ser que pudessemos passar muito tempo por lah e conhecer mais o sul do pais.
Mas oque eu quero eh justamente isso, uma viagem vapt-vupt bem high level, talvez uns 3 ou 4 dias no maximo e de lah, direto pro Nepal! (afinal quase todos os voos UK - Nepal fazem conexao na India anyway...)

Fê Costta disse...

Oi Dri!!

Eu acho que vale à pena sim, sobretudo se for uma trip vapt-vupt! Como vc certamente vai fazer escala em Délhi, sugiro fazer o triângulo dourado (Délhi-Agra-Jaipur). Você fica 2 noites em Delhi (uma na ida e uma na volta), 1 em Agra e 1 em Jaipur. Como o seu estilo de viajar é bem semelhante ao meu, acho que vc vai ficar satisfeita com este roteiro e vai conhecer tudo assim como eu conhecí.

A Índia, no que tange à patrimônio histórico, é muito mais rica que o Nepal, e acaba sendo mais interessante. Por este motivo, recomendaria colocá-la para encerrar a viagem. Entretanto a viagem a ela poderá ser mais cansativa, até pelo tempo curto e assim, talvez seja interessante colocá-la como primeiro destino (e vc poderá descansar mais no Nepal).

O seu marido está certo em ter receios sobre a Índia, realmente lá ainda não existe civilização. Mas não pense que o Nepal é diferente, muito pelo contrário, é um pouquinho pior! rs Mas para estes problemas, existe solução! Basta vc se hospedar num hotel melhorzinho (lá os hotéis são bem baratos), onde vc terá confiança na comida e sobretudo, na bebida. A água é um problema no país e mesmo sendo "mineral" tem que desconfiar. Lavar as mãos toda hora, usar repelente e sapato fechado também ajudam a evitar alguns males indianos...

Fica à vontade para perguntar o que precisar! :)

Bjks

Claudia Liechavicius disse...

Fê!
Adorei seu relato! Gostou, né? Ainda não conheci ninguém que não tenha ficado em choque com o lado bom e o nem tão bom assim, nesse país exótico. ESpero desembarcar por lá em breve. Fotos incríveis, especialmente a primeira. Você está linda!
Bj
Claudia

Arnaldo - Fatos e Fotos de Viagens disse...

Fê, na verdade eu gostaria que vc fosse lá no Fatos & FOtos de Viagens dar uma lida na apaixonada introdução à Índia....

Ficaria muito satisfeito com sua leitura e estou certo de que vc entenderá os motivos de eu ter detestado tanto a Índia e agora estar apaixonado por conhecer o destino!

Fê Costta disse...

Ei Cláudia!!

Adorei mesmo a viagem! Apesar de exótica, a Índia tem hotéis fantásticos nas áreas turísticas! Vc vai amar, tenho certeza!! :)

Quem sabe em agosto? Vc vai estar tão pertinho... Pensa nisso! :)

Fê Costta disse...

Ei Arnaldo!

Belo texto! Filosófico e poético. Você sabe conjugar as palavras como uma sabedoria quase que divina! Embora escritos diferentes nossos textos trazem exatamente a mesma essência e a fantástica quebra de paradigma que o amadurecimento nos proporcionou. Isso é ser viajante! :)

Que venha à Índia!

Katia Bonfadini disse...

Fê, que fotos liiiindas!!!!! Um amigo meu esteve na índia no ano passado e escreveu um post como convidado no blog. Também fiquei impressionado com as fotos dele, principalmente com o colorido presente nas roupas, no artesanato, na arquitetura. Suas fotos também são fantásticas e sempre que leio seus posts,me dá vontade de largar tudo e sair pelo mundo sem destino certo!!!!! Bjs!!!!

Fê Costta disse...

Ei Bonfá!

A Índia realmente é o país das cores! O artesanato é lindíssimo e este é um dos motivos que desde os tempos remotos que ela já figurava no roteiro comercial.

Realmente, dá vontade de sair por aí sem destino e desbravar tudo. Enquanto não dá para fazer isso, vamos tentando nos fins de semana, feriados e férias! :))

soninha disse...

Muito linda a índia!!! Espero um dia conhecê-la além das telinhas da Globo... kkk

Arthur disse...

Fê, ainda bem que você foi, assim serviu de cobaia ;)
Mais uma inspiração, além do "Incredible India"...

Abs!

Beatriz disse...

Poxa...nunca tinha visto a India por este ponto de vista! Tudo que vemos na mídia é uma bagunça só!E o Nepal, apesar da pouca estrutura deve ser deslumbrante!!! ADOREI teu blog. Passe pelo meu quando tiver um tempinho! Bjs,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Fê Costta disse...

Oi Soninha!

É muito legal sim, vale à pena sobretudo para quem acompanhou a novela da Globo. Vai ver que a realidade é bem diferente! Arebaba!

Fê Costta disse...

Ei Arthur!

Cobaia mesmo... não encontrei praticamente nenhum blogueiro que já tivesse ido... Enfim, é incredible india sim! ;)

Fê Costta disse...

Olá Beatriz!

Os países são semelhantes na cultura, mas bem diferentes na paisagem, pelo menos no que estamos comparando aí: vale de Katmandu com Jaipur/Agra.

Ambas viagens valem bastante à pena, principalmente para pessoas que gostam de viagem ambientais, como é o seu caso! ;)

Bjs

Claudio disse...

Fantásticas as fotos! Captou muita coisa bonita em tão pouco tempo!

Sergio Leiros disse...

Oi Fê, estou continuando minhas viagens através do seu blog. Tb tive um blog sobre viagens, mas o tempo livre acabou e as atualizações se tornaram muito escassas... Tb achei a Índia fascinante. Quando tiver oportunidade, vá tb a Tailândia, vale muito a pena. Um beijo e boa viagem (sempre), Sergio.

Fê Costta disse...

Olá Sérgio!

Obrigada pela visita! Já estive também na Tailândia, à propósito, um lugar que voltaria outras vezes, sem dúvida! Simplesmente inesquecível!! :)

Abs,

Sergio Leiros disse...

Alguma dica sobre Israel? Nunca estive lá, mas ando pensando sobre Israel e Jordânia.

Fê Costta disse...

Olá Sérgio!

No Oriente Médio só não conheço Israel e Arábia Saudita. O resto todo já fui.

Jordânia é sensacional!! Fique uma noite nos resorts do Mar Morto (Kempinsky/ Moevenpick/ Marriott) e vá até Petra. Amman é sem graça.

Abs,

Mila disse...

Fe, sou novata nos comentarios mas ja devorei seu blog.
Estou planejando minha ida a India e queria saber como vc se locomoveu entre as cidades e se contratou guias nos templos, fortes, etc ou um guia "fixo"!
Meu marido aceitou ir a India e eu PRECISO que de tudo certo pq ele tem padrao de exigencia!, hahaha
Obrigada

Ana Carvalho disse...

Olá Fê!

Parabéns pelo blog, é realmente fantástico, não podia ser mais real, transparente e esclarecedor.Descobri o seu blog porque andava pela net a pesquisar sobre a India, li com toda a atençâo e ajudou bastante, agora que acabei de chegar de lá, já posso confirmar tudo aquilo que você escreveu e também aconselho todo o mundo a lá ir, mas não façam como eu, que coloquei as expectativas lá no cimo, preparem-se para o choque, porque ele é brutal, mas vale a pena, porque tem muita coisa linda para ver e no topo está o Taj Mahal... é de babar!
Obrigada pelo blog
Ana

Fê Costta disse...

Olá Ana!!!
Eh verdade, a Índia é um país de contraste, é preciso estar preparado para digerí-la sem maiores problemas.
Vale muito à pena quebrar os paradigmas e visitar esta pátria tão exótica!
Fico feliz que as dicas de viagem para Índia do viaggio mondo tenha te ajudado bastante! :)

Beijos

Talita disse...

Fê, obrigada pelas dicas! Me ajudaram muito na escolha de onde ir para minha viagem até lá neste final de ano! Bjs!

Talita disse...

Fê, obrigada pelas dicas! Adorei as curiosidades e as dicas me ajudaram muito para saber onde ficar na minha viagem para lá este final de ano! Bjs!

Unknown disse...

Olá Fê! Após um bom tempo acompanhando suas viagens, finalmente consegui meios de viajar também! hahaaha...Pretendo no final do ano visitar a Índia, um lugar muito visado por mim desde que senti vontade de viajar pelo mundo. É a primeira vez que sairei do Brasil e por isso gostaria de lhe perguntar uma coisa. Quanto se gastar em média para ficar cerca de uns 25 dias na Índia? Tem alguma ideia ainda desse custo? Muito obrigado pela atenção e boas viagens!

Unknown disse...

Olá Fê! Após um bom tempo acompanhando suas viagens, finalmente consegui meios de viajar também! hahaaha...Pretendo no final do ano visitar a Índia, um lugar muito visado por mim desde que senti vontade de viajar pelo mundo. É a primeira vez que sairei do Brasil e por isso gostaria de lhe perguntar uma coisa. Quanto se gastar em média para ficar cerca de uns 25 dias na Índia? Tem alguma ideia ainda desse custo? Muito obrigado pela atenção e boas viagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...