• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

Líbano: Jeita Grotto e Harissa

21 comments

Em meio às montanhas do Líbano, distante há 18 km de Beirute, está a gruta considerada a mais bela do mundo: a Jeita Grotto. De fato, nunca tinha visto nada tão belo em termos de espeleologia, mesmo em Minas Gerais, onde existem mais de 500 grutas espalhadas por todo o território mineiro.

A notoriedade da Jeita Grotto é tamanha, que é inclusive uma das finalistas para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Natural. Sem dúvida, merece ser uma das vencedoras!


Para se chegar a gruta, é preciso pegar um trenzinho e depois um teleférico. No caminho já dá para imaginar o que está por vir em meio à vegetação fechada cortada pelo rio. A gruta é divida em duas, a parte alta e a baixa. A alta é a primeira a ser visitada, com formações belíssimas de diferentes rochas e minerais. Os salões são de uma amplitude incrível! São 2.2 km de extensão, mas apenas 750 metros estão abertos à visitação pública.


A parte baixa é um verdadeiro espetáculo da natureza, com um rio de águas cristalinas de um azul esverdeado maravilhoso, por onde é feito o acesso. Durante o inverno fica fechada, em razão do alto nível das águas impossibilitarem a navegação.

Infelizmente não é permitido fotografar seu interior e é preciso deixar os pertences no guarda-volume da entrada (Para mostrar a beleza do lugar, tive que surrupiar estas fotos do wikipédia).


Deixando a Jeita Grotto para trás, é hora de visitar Harissa, que uma espécie de Corcovado do Líbano. No pico da montanha está a estátua de Virgem Maria, chamada também de Nossa Senhora do Líbano. Lá no alto se encontram também a Igreja Maronita e a bela catedral ortodoxa em estilo bizantino dedicada a São Paulo. Ainda que seja um lugar cristão, é possível observar a presença de muçulmanos, que vão até o local para admirar a bela vista da cidade. O acesso é feito por teleférico, seguido de funicular.


 

21 comentários:

Mala ou Mochila disse...

Que lugar maravilhoso!!

Ainda nao fui nas grutas de MG, mas achei essa linda demais :)

Muito injusto não poder fotografar... Qual será o motivo??

Beijo, Ju

Fê Costta disse...

Ei Ju!

A Jeita Grotto fica no Líbano. Só citei Minas porque existem mais de 500 (apenas 3 são oficialmente abertas ao público) e apesar da grande beleza, não se equiparam à Jeita Grotto, a soberana mundial entre as grutas!

Acho que o motivo que não permitem fotografá-la é mais pela segurança. O Líbano é um país que vive constantemente em guerra e qualquer equipamento eletrônico já dá margem para imaginarem qualquer coisa e gerar muita tensão..

Carol Garcia disse...

Fê,
adorei!
maridex é descendente direto de libaneses e a gente vive falando que vai pra lá assimq ue o pequeno crescer mais um pouco.
sabia um pouco sobre os pontos turísticos mas não imaginava que eram tão lindos.
bjocas

Fê Costta disse...

Carol, vc e seu marido vão amar!!! Lindo, lindo, lindo (ainda mais para quem tem descendência!) :)

Brenda Tavares disse...

Fe, oq é aquela gruta?? Gente que coisa linda!! E eu que ja era encantada pelas da Chapada Diamantina (ainda nao vi as de Minas). Linda mesmo!

Guta disse...

Fê, me surpreendi totalmente com esse lugar! Nao tinha a menor ideia q existia! Adorei!
Mais um p lista (ficando cada dia mais gigantesca! rsrs)
bjus

Fê Costta disse...

Brenda, a Chapada Diamantina deve ser mesmo linda, ainda não conheço. Bjs

Fê Costta disse...

Guta,

Nem dá para imaginar que um país com tanta histórico de guerra possa ter um lugar que remete a tanta paz, né?! É o Líbano... :)

Oscar disse...


Eu já tinha gostado desse lugar em um Post sobre o Libano no Blog de uma amiga..
Agora o dia que tiver a oportunidade de conhecer esse país se tem duas coisas que quero conhecer uma é esta gruta e a outra são as florestas de Cedrus Libanii nas montanhas do país :D
Ótimo Post

Bjs

Viaje com a Flora disse...

Fê, que lugar mais lindo esta gruta. E num lugar tão efervecente.
Mais um prá minha listinha. O difícil vai ser alguém aqui em casa me acompanhar. Beijos

Fê Costta disse...

Oscar,

Então você vai adorar o próximo post, é exatamente a Floresta de Cedros!! Um lugar mágico e incrível!!

Bjs

Fê Costta disse...

Oscar,

Então você vai adorar o próximo post, é exatamente a Floresta de Cedros!! Um lugar mágico e incrível!!

Bjs

Fê Costta disse...

Ei Flora,

Ainda mais agora que o presidente do Líbano foi deposto! A panela de pressão está prestes a explodir!... Infelizmente! :(

mudando de vida disse...

Adorei o post!!

Moro no Líbano faz aproximadamente 6 meses e nem sabia dessa floresta maravilhosa. Já visitei Jeita, Byblos e harissa. Eu pergunto por aqui e eles nunca ajudam na parte turística com dicas de lugares. Tenho um amigo que vem pra cá semana que vem conhecer, mas não sei nem pra onde levá-lo. Se você tiver dicas, por favor me ajude!!

Parabéns pelo Blog.
Bjo, Renata

Fê Costta disse...

Ei Renata!

Baalbeck é maravilhosa!! Vale à pena chegar lá também. Vc ainda visita no caminho a vinícola Ksara e a cidade de Anjar. Na próxima semana vai ter post dstes lugares. :)

Bjs

mudando de vida disse...

Ah.. maravilha. Vou acompanhar os posts.

É semrpe bom ter dicas assim.

Obrigada,
Renata

Claudia Liechavicius disse...

Fê,
Já conversamos sobre o Líbano antes. Esses posts estão mudando meu modo de ver o país. Confesso que minha curiosidade sempre batia de frente com a condição política do país. Mas, vou me render às belezas naturais existentes ali.
Beijos
Claudia

Fê Costta disse...

hahahahah Claudia! Me lembro mesmo de vc contando que viu as fotos da sua dentista e pareceu um país árido e sem graça... rs

O país tem um lado lindo com certeza! :)

Bjs

Carol Wieser disse...

fuuuuu... Suspiros!
Adoro grutas e sem dúvidas essa é de tirar o fôlego!
Nossa Fê, já disse isso e vou repetir, não tinha a mínima idéia que o Líbano era desse jeito. Amei!

Fê Costta disse...

Carol, a gruta é um espetáculo da natureza!! Vc sem dúvida vai amar! ;)

Manu disse...

Ai Fê... qdo eu acho que já sei para onde vou: pimba! Vem vc com um destino desses, imperdível e lindo!!! Quero muito!! Adorei!!!
Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...