Em meio às montanhas do Líbano, distante há 18 km de Beirute, está a gruta considerada a mais bela do mundo: a Jeita Grotto. De fato, nunca tinha visto nada tão belo em termos de espeleologia, mesmo em Minas Gerais, onde existem mais de 500 grutas espalhadas por todo o território mineiro.
A notoriedade da Jeita Grotto é tamanha, que é inclusive uma das finalistas para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Natural. Sem dúvida, merece ser uma das vencedoras!
Para se chegar a gruta, é preciso pegar um trenzinho e depois um teleférico. No caminho já dá para imaginar o que está por vir em meio à vegetação fechada cortada pelo rio. A gruta é divida em duas, a parte alta e a baixa. A alta é a primeira a ser visitada, com formações belíssimas de diferentes rochas e minerais. Os salões são de uma amplitude incrível! São 2.2 km de extensão, mas apenas 750 metros estão abertos à visitação pública.
A parte baixa é um verdadeiro espetáculo da natureza, com um rio de águas cristalinas de um azul esverdeado maravilhoso, por onde é feito o acesso. Durante o inverno fica fechada, em razão do alto nível das águas impossibilitarem a navegação.
Infelizmente não é permitido fotografar seu interior e é preciso deixar os pertences no guarda-volume da entrada (Para mostrar a beleza do lugar, tive que surrupiar estas fotos do wikipédia).
Deixando a Jeita Grotto para trás, é hora de visitar Harissa, que uma espécie de Corcovado do Líbano. No pico da montanha está a estátua de Virgem Maria, chamada também de Nossa Senhora do Líbano. Lá no alto se encontram também a Igreja Maronita e a bela catedral ortodoxa em estilo bizantino dedicada a São Paulo. Ainda que seja um lugar cristão, é possível observar a presença de muçulmanos, que vão até o local para admirar a bela vista da cidade. O acesso é feito por teleférico, seguido de funicular.
21 comentários:
Que lugar maravilhoso!!
Ainda nao fui nas grutas de MG, mas achei essa linda demais :)
Muito injusto não poder fotografar... Qual será o motivo??
Beijo, Ju
Ei Ju!
A Jeita Grotto fica no Líbano. Só citei Minas porque existem mais de 500 (apenas 3 são oficialmente abertas ao público) e apesar da grande beleza, não se equiparam à Jeita Grotto, a soberana mundial entre as grutas!
Acho que o motivo que não permitem fotografá-la é mais pela segurança. O Líbano é um país que vive constantemente em guerra e qualquer equipamento eletrônico já dá margem para imaginarem qualquer coisa e gerar muita tensão..
Fê,
adorei!
maridex é descendente direto de libaneses e a gente vive falando que vai pra lá assimq ue o pequeno crescer mais um pouco.
sabia um pouco sobre os pontos turísticos mas não imaginava que eram tão lindos.
bjocas
Carol, vc e seu marido vão amar!!! Lindo, lindo, lindo (ainda mais para quem tem descendência!) :)
Fe, oq é aquela gruta?? Gente que coisa linda!! E eu que ja era encantada pelas da Chapada Diamantina (ainda nao vi as de Minas). Linda mesmo!
Fê, me surpreendi totalmente com esse lugar! Nao tinha a menor ideia q existia! Adorei!
Mais um p lista (ficando cada dia mais gigantesca! rsrs)
bjus
Brenda, a Chapada Diamantina deve ser mesmo linda, ainda não conheço. Bjs
Guta,
Nem dá para imaginar que um país com tanta histórico de guerra possa ter um lugar que remete a tanta paz, né?! É o Líbano... :)
Fê
Eu já tinha gostado desse lugar em um Post sobre o Libano no Blog de uma amiga..
Agora o dia que tiver a oportunidade de conhecer esse país se tem duas coisas que quero conhecer uma é esta gruta e a outra são as florestas de Cedrus Libanii nas montanhas do país :D
Ótimo Post
Bjs
Fê, que lugar mais lindo esta gruta. E num lugar tão efervecente.
Mais um prá minha listinha. O difícil vai ser alguém aqui em casa me acompanhar. Beijos
Oscar,
Então você vai adorar o próximo post, é exatamente a Floresta de Cedros!! Um lugar mágico e incrível!!
Bjs
Oscar,
Então você vai adorar o próximo post, é exatamente a Floresta de Cedros!! Um lugar mágico e incrível!!
Bjs
Ei Flora,
Ainda mais agora que o presidente do Líbano foi deposto! A panela de pressão está prestes a explodir!... Infelizmente! :(
Adorei o post!!
Moro no Líbano faz aproximadamente 6 meses e nem sabia dessa floresta maravilhosa. Já visitei Jeita, Byblos e harissa. Eu pergunto por aqui e eles nunca ajudam na parte turística com dicas de lugares. Tenho um amigo que vem pra cá semana que vem conhecer, mas não sei nem pra onde levá-lo. Se você tiver dicas, por favor me ajude!!
Parabéns pelo Blog.
Bjo, Renata
Ei Renata!
Baalbeck é maravilhosa!! Vale à pena chegar lá também. Vc ainda visita no caminho a vinícola Ksara e a cidade de Anjar. Na próxima semana vai ter post dstes lugares. :)
Bjs
Ah.. maravilha. Vou acompanhar os posts.
É semrpe bom ter dicas assim.
Obrigada,
Renata
Fê,
Já conversamos sobre o Líbano antes. Esses posts estão mudando meu modo de ver o país. Confesso que minha curiosidade sempre batia de frente com a condição política do país. Mas, vou me render às belezas naturais existentes ali.
Beijos
Claudia
hahahahah Claudia! Me lembro mesmo de vc contando que viu as fotos da sua dentista e pareceu um país árido e sem graça... rs
O país tem um lado lindo com certeza! :)
Bjs
fuuuuu... Suspiros!
Adoro grutas e sem dúvidas essa é de tirar o fôlego!
Nossa Fê, já disse isso e vou repetir, não tinha a mínima idéia que o Líbano era desse jeito. Amei!
Carol, a gruta é um espetáculo da natureza!! Vc sem dúvida vai amar! ;)
Ai Fê... qdo eu acho que já sei para onde vou: pimba! Vem vc com um destino desses, imperdível e lindo!!! Quero muito!! Adorei!!!
Bjos
Postar um comentário