• Google-Translate-Portugese to English
  • Google-Translate-Portugese to Spanish
  • Google-Translate-Portugese to Italian
  • Google-Translate-Portugese to German
 

O rio Jordão e o batismo de Jesus Cristo

8 comments

Este é considerado o lugar oficial do batismo de Jesus Cristo por João Batista, segundo as descrições encontradas na bíblia. Foi reconhecido por diversas vertentes da igreja católica e autenticado pelos Papas João Paulo II e Bento XVI.


Segundo o Evangelho (Mt 3,13-17):Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: «Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?». Jesus, porém, respondeu-lhe: «Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!».E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado»”.


Devido ao ocorrido, é considerado um dos 3 lugares mais sagrados para os cristãos no mundo, juntamente com a Igreja da Natividade em Belém - onde Jesus nasceu; e a Igreja do Santo Sepúlcro em Jerusalém - onde Jesus foi crucificado. Além do batismo, foi também cenário de outros eventos importantes, como o local onde os judeus atravessaram o rio Jordão com destino à Terra Prometida.


O local é hoje protegido como Parque Nacional da Jordânia, mantido por um comitê independente presidido pelo rei jordaniano Abdullah II, que considera sua manutenção uma honra não só para as futuras gerações do país mas também para peregrinos católicos do mundo inteiro. O projeto foi criticado há alguns anos por exportar a água sagrada do Rio Jordão para os EUA, chegou a cessar o comércio, mas retomou-o recentemente.



O lugar do Batismo fica na fronteira entre Jordânia e Israel, há 40 kms de Amã. Para se chegar lá é preciso ir de táxi (ou carro alugado) até a entrada do parque e de lá seguir de mini van até o local exato do Batismo. Alguns podem ficar decepcionados, visto que a aparência é muito mais de um córrego do que de um rio caudaloso, afinal ele teve seu curso original desviado por Israel há algumas décadas. O que se vê hoje são águas represadas com algumas construções em seu entorno. Para quem estiver em Israel, é possível vivenciar o ritual do Batismo, ainda que não no lugar onde originalmente ocorreu, próximo ao Mar da Galiléia, no norte do país.


Veja todas as dicas de viagem para a Jordânia
Aproveite para conciliar sua viagem com outros países e desbravar também estas jóias do Oriente Médio e redondezas:

8 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Oi Fê.
Quanto tempo não falo com você!!
Tudo bem por aí? Muitas viagens? Espero que sim.

Tenho acompanhado seus últimos posts e fico doida para conhecer essa região, pena que no momento não esteja muito seguro para circular pela Jordânia, Síria e Israel que são legais para fazer numa mesma viagem.

Estou esperando acalmar o clima para programar essa viagem.

Beijo enorme!!
Claudia

Beatriz disse...

Ei Fê!
Não me canso de dizer, você é mesmo uma privilegiada....passar por lugares tão intensos, lindos e cheios de história de graça!!!
beijosssssssssssssss
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Tânia Barreira disse...

eu saiba que se poderia fazer baptismos no Rio Jordão em jeito de imitação, mas pensava que era mesmo no mesmo sitio.. fiquei um pouco desiludida então...

Fê Costta disse...

Ei Claudinha!!!

Quanto tempo mesmo!!! Eu tenho que pedir desculpas pelo sumiço! A correria está enorme!!

Neste roteiro tem que incluir Libano também! :) Lembro de vc dizer que nao havia se sentido atraída por lá com umas fotos de uma amiga, mas o Líbano tem coisas lindas de serem vistas, especialmente na costa mediterrânea! :)

Pois é, tem que aguardar as coisas apaziguarem... tá complicadinho agora.

Em agosto e setembro vou para a China, Vietnam e Myanmar. #Empolgadíssima!!!! :D

Bjks

Fê Costta disse...

Bia, tem que aproveitar a minha vizinhança, que é riquíssima em história mesmo! :)

bjks

Fê Costta disse...

Tânia,

Acredito que ali já fizeram sim, mas no momento, com a escassez de água, não estão fazendo.... É bem possível que voltem a fazer no futuro quando o nível da água se restabelecer e ficar corrente.

Bjks

Brenda Tavares disse...

Faço das palavras da Claudia as minhas. E pra piorar ainda tenho um marido turista de resort e ai ninguem merece, até convencer ele a fazer uma dessa haja saliva.
Mas eu sou paciente.

Bjo FE!!!

P.S: ja imagino essa sua viagem pela china e demais... fotos lindas virao por ai tenho certeza!

Katia Bonfadini disse...

Fê, mil desculpas pelo sumiço!!!! Ando mega enrolada, mas hoje tirei umas horinhas pra passear pela blogosfera e visitar minhas blogueiras preferidas! Amei essa viagem , como todas as outras que vc faz!!!! As fotos estão lindas e acabei de postar minhas aventuras em Tallinn. O próximo post de viagem deve ser sobre Riga, mas ainda vai demorar um pouquinho. Vou me inspirar no seu relato par buscar algumas informações, posso? Adoro seus posts!!!!! Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...